Benefícios da Gestão de Frotas

Mudanças constantes ocorridas, na atualidade, levam as empresas a definirem ações que acompanhem as tendências do mercado. A maioria aponta para a necessidade das empresas terem mais dinamismo. Devema ainda implementar mudanças ou se adaptar a elas. Seja na forma de produzir, organizar, desenvolver ou utilizar novas tecnologias. Atendendo às demandas de cliente, maximizando lucros ou reduzir custos. Mais do que nunca, as organizações precisam de modelos de gestão. É importante que eles possam auxiliá-las a diagnosticarem sua posição competitiva. O que ocorre a partir de informações que deem suporte aos processos decisórios e ao planejamento estratégico.

Em negócios que utilizem frota em sua logística, essa tendência é cada vez mais atual. Uma gestão efetiva de frota requer o registro dos veículos de uma empresa e visa o controle das atividades logísticas. O que engloba os usuários e a demanda das funções da organização. Além de gerir o serviço de transporte, visando à redução de custos e desperdício, e, consequentemente, o aumento dos lucros. As organizações têm na gestão de frotas, um importante instrumento para agregar vantagem competitiva em seus negócios.

Competências de uma boa gestão de frotas

Uma boa gestão de frotas requer planejamento, organização, liderança e controle. Quando bem trabalhadas, essas competências retornam em resultados positivos para as empresas. As organizações modernas estão descobrindo que a utilização de sistemas de gestão pode trazem muitas vantagens. Ao mesmo tempo, percebem que ficar alheias a este cenário pode trazer inúmeros prejuízos. A mudança nos processos operacionais e implantação de novas tecnologias reduz custos, pelos mecanismos de prevenção e controle da frota.

Soluções para gestão de frotas

Softwares já existentes no mercado vem ao encontro dessa necessidade. Registram e centralizam dados e proporcionam uma busca eficiente informações. Um sistema de gestão de frotas auxilia os gestores no gerenciamento da frota de empresas de qualquer natureza. Proporciona redução de custos e fornece indicadores seguros para uma análise gerencial objetiva e descomplicada. Os sistemas disponíveis no mercado tornam mais fácil o gerenciamento. Isso porque consideram todos as etapas da atividade operacional da gestão de frota. Incluindo os fatores externos, como percurso e distância percorrida pelos veículos, até o controle das despesas fixas. Como o IPVA, seguro e licenciamento, além combustíveis, lubrificantes, manutenção e pneus. Dessa forma, tornam mais fáceis as operações regulares realizadas pelos gestores. Isso influencia nas tomadas de decisões e, consequentemente, nos resultados da organização.

Cinco benefícios de uma empresa que utiliza o sistema de gestão de frota

  1. Efetiva gestão de custos – permite mensurar efetivamente o custo de cada entrega. Assim, envolve todo o processo de logística, culminando em melhores resultados finais. Possibilita uma melhor precificação dos produtos/serviços, promovendo a maximização da eficiência logística e o consequente aumento da lucratividade.
  2. Maior controle dos gastos – resultado direto do processo de gestão de frotas. Competitividade e rentabilidade, fazem parte do rol de fatores de sucesso de uma empresa. Por meio do controle da manutenção dos veículos, avalia os gastos anteriores, prevenindo e administrando gastos futuros.
  3. Controle de localização – a gestão de frotas pode diminuir e até combater possíveis desvios no processo de logística. isso porque permite a localização de veículo e mercadoria. Os softwares de gestão de frota realizam este trabalho por meio da do controle de localização do pneu especificado por veículo.
  4. Gestão de disponibilidade – os resultados positivos de uma empresa dependem em grande parte ao controle de disponibilidade de sua frota. A gestão de frotas permite um melhor planejamento dos processos logísticos. Com o controle de disponibilidade de veículos é possível organizar e definir prazos e direcionamento para este setor da empresa. Com isso, evitam-se desperdícios e atrasos.
  5. Monitoramento de prazos – ser fiel aos prazos determina a imagem da organização junto a seus clientes e fornecedores. Monitorar prazos de entrega é uma forma de atender à demanda externa, com planejamento e pontualidade. A gestão de frotas aborda ainda a questão da documentação. Monitorando multas e prazos, emitindo alertas e apontando a necessidade de renovação de documentos.