Custos da Frota

A economia é a base de todo negócio. No setor de logística isso não é diferente. Sabe-se que mais da metade das despesas das organizações com logística refere-se à atividade de transporte. Inúmeros são os desafios enfrentados tanto por empresas de transporte quanto pela que terceirizam o trabalho. E os custos da entrega impactam significativamente no orçamento dos negócios. A economia nesta área é determinada, sobretudo, pela eficiência em administrar os custos que permeiam o processo. Desde que o produto sai da empresa, até o momento em que chega no cliente final. Por isso, é fundamental saber todos os custos operacionais da frota.

No atual mercado a boa gestão de entregas é um fator decisivo para o fechamento de vendas. Representa um diferencial para as organizações. Entre as práticas de uma boa gestão de frota está a roteirização de entregas.

Quais aspectos devem ser considerados quando se fala em custos da frota?

Empresas de transporte precisam administrar bem seus veículos. Os benefícios são muitos. Gestão, Controle efetivo da frota, segurança, diminuição de riscos, aumento da produtividade são apenas alguns desses benefícios. Uma boa gestão neste sentido, deve considerar aspectos variados do serviço. Como o combustível, que é uma das principais despesas do setor. Sua gestão efetiva inclui planejamento de rotas e redução de distâncias.

A manutenção preventiva dos veículos também é determinante nos custos. É fundamental na segurança e na vida útil do veículo.

O seguro é outro item que não pode ser esquecido. Esse recurso é um importante investimento que deve ser bem avaliado. De forma a oferecer os benefícios necessários tanto à segurança do veículo, quanto à economia da empresa.

Impostos e taxas devem ser colocados na ponta do lápis. Alguns deles são previstos anualmente, como IPVA, por exemplo. Para estes é preciso estar atento aos valores e vencimentos. Outros, no entanto, podem ser minimizados ou até evitados, como o caso das multas. Nesse caso uma gestão de frotas eficiente pode contornar com facilidade.

Há ainda os custos de depreciação da frota que não deve ser esquecido. É outro fator que deve ser observado já que afeta todos os veículos ao longo do tempo.

A tecnologia a serviço do efetivo controle de frota

Todos esses aspectos devem ser considerados na gestão da logística de uma empresa. Relegar este cuidado a segundo plano pode determinar o fracasso do negócio. Isso porque o controle de custos da frota requer uma cuidado extra. E nada melhor do que uma ferramenta eficaz para realizar este serviço com precisão e sem risco de falhas.

A LinkedBy é pioneira em sistemas de monitoramento e controle de frota. O Fleetcom é uma das soluções oferecidas pela empresa. Um sistema de gestão de frotas que agrega excelência e efetividade no planejamento, organização, liderança e controle da frota. É eficiente em todas as etapas da logística, contribuindo para a gestão dos cursos da frota.