Gestão de Frota: Você sabe os seus custos?

Em agosto, a Petrobras aumentou os preços do óleo diesel em 2,3% e os da gasolina em 3,3% nas refinarias. Além desses aumentos, a estatal anunciou a previsão de reajustes em um ritmo quase diário para as cotações de combustíveis. O objetivo, conforme comunicado feito pela própria Petrobrás em seu site, é aumentar a frequência de ajustes nos preços de seus produtos. Decidiu-se que esses ajustes podem ser realizados a qualquer momento. A única condição é que os reajustes acumulados respeitem a margem estabelecida pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços (GEMP). O aumento do preço dos combustíveis obedece a inúmeras variáveis. O aumento do PIS/Cofins sobre o produto é apenas um dos elementos de sobressalto neste mercado.

Para o setor ligado à logística as previsões não são nada boas. Além do combustível outros gastos sobressaltam os empresários. Atrás das despesas com combustíveis e manutenções, o gasto com pneus é outro alarmante. Atualmente, os gastos com pneus representam cerca de 12% do custo da frota. A falta de gestão eficiente neste setor pode levar a riscos de acidentes. Além de custos com a compra de pneus novos. Sem contar que pneus sem manutenção elevam o gasto com combustível.

Outra novidade que está dando dor de cabeça para os frotistas são os radares. O aumento desenfreado desses itens nas estradas brasileiras representa um problema. Em 2016 somente em São Paulo foi registrada a instalação de um radar a cada dois dias. Esse recorde de instalações de radares, registrado na cidade demonstra o aumento abusivo da indústria de multas. No final do ano a cidade possuía 854 equipamentos de fiscalização de infrações. No ano anterior foram registradas 13,3 milhões de multas.

Um alerta!!!

Longe de assustar, esses números servem de alerta. Na maioria das vezes esse tipo de gasto não entra nos cálculos de gestão da frota. É comum que o gestor deixe de considerar essa questão. Assim, quando aparecem, esses curtos comprometem a lucratividade do negócio. Isso indica que gestores de serviços de produção e distribuição devem ficar atentos. Informações e dados sobre os custos do setor são fundamentais na logística do empreendimento. É fato que a sustentação do negócio está amparada na correta gestão da frota.

E o que é a Gestão de Frota?

A logística pode ser considerada a base do setor de armazéns e centros de distribuição. Gestão de frota é um termo ligado à logística. Não é possível conceber um mercado amparado na logística que não considera a excelência na gestão de frotas. E diante dos desafios do mercado atual, é preciso assertividade e segurança no momento de gerir este segmento.

A administração eficiente dos veículos conduz as empresas ao sucesso. Redução de custos, diminuição de riscos e aumento da lucratividade são apenas alguns dos benefícios da gestão da frota. A gestão de frota é fundamental na prevenção, controle e redução de custos. Agrega valor competitivo às ações da empresa e é fator gerador de rentabilidade. Mas, apesar dos desafios, o gestor atual sabe que pode contar com a tecnologia para maximizar os resultados do seu trabalho.

A tecnologia a serviço da logística

Nos dias de hoje a gestão eficiente de frotas passa pela tecnologia da informação. Sistemas modernas de gestão estão disponíveis no mercado, agregando rentabilidade ao setor de logística. Os softwares de gestão de frotas estão cada vez mais atuais. Além de coletar e centralizar dados e informações, realizam análises e oferecem respostas ao usuário. Fáceis de serem Desenvolvidos pela mais alta tecnologia oferecem exatidão em seus cálculos. São fáceis de serem operados e podem ser acessados tanto pela rede fixa de computadores, quanto por dispositivos móveis. O que facilita e agrega agilidade aos processos de gestão. Colaboradores da equipe de frota e gestores podem acessar os sistemas através de qualquer dispositivo e de qualquer lugar.

Pathfind: a solução da LinkedBy para gestão de frotas

O Pathfind é uma das soluções da LinkedBy para a gestão eficiente de sua frota. O software faz da gestão de frotas um processo seguro e eficiente. A ferramenta otimiza o processo, auxiliando no registro centralizado dos dados e na análise visual das informações. É um software inovador fruto de intensa pesquisa visando a otimização de rotas. É o resultado da união da ciência e da experiência de mercado.

Não podia ser mais eficiente. É capaz de cria rotas a partir das entregas, considerando a disponibilidade de veículos. Além de exibir o melhor e o menor trajeto. O resultado é a redução dos custos logísticos e a melhor alocação das cargas durante todo o processo. Tudo isso confere maior agilidade na operação de entrega, padronização dos processos e otimização de prazos e custos. É, sem dúvida, a solução, para as intempéries do mercado, trazendo eficiência para o processo de gestão. E agregando valor competitivo e lucratividade para a empresa.