SFA Sales force automationautomação da força de vendas.

Diferente do CRM, o SFA automação da força de vendas atua fortemente na otimização dos processos dos vendedores em campo, proporcionando maior controle sobre as etapas de interação e relacionamento entre o cliente e o vendedor.

A automação da força de vendas SFA acompanha todos os processos dos vendedores fazendo com que o mesmos efetuem os pedidos utilizando a mobilidade (tablet ou smartphone). Além dos pedidos os vendedores podem captar diversas informações de mercado através de pesquisa parametrizável (preço, volume da concorrência, entre outros).

Todas as informações coletadas são enviadas “on-time” para o sistema legado onde ocorre o processamento e a consolidação das informações possibilitando aos supervisores e gerentes visualizar as parciais de vendas, boletins de rotas, localizar o vendedor e demais informações que auxiliam na tomada de decisão antes de terminar o processo de venda.

SFA Automação da força de vendas

SFA Automação da força de vendas

ROTA

Acompanhamento dos vendedores integrado ao Google Maps

PARCIAIS

Parciais das vendas que permite aos gestores a tomada de ações via portal WEB

RELATÓRIOS

Vendas, positivação, tempo de percurso, pedidos e outros

OPORTUNIDADES

Registro de percepções para que nenhuma oportunidade seja perdida

FIDELIZAÇÃO

Dados de aniversário, hobby, time de futebol e outras observações

AUDITORIA

Verificar a presença do equipamento no PDV validado por GPS e RFID

METAS

Acompanhamento do objetivo de vendas diário e acumulado

GEOCODIFICAÇÃO

Captura da latitude e longitude através do GPS

Algumas funcionalidades

  • Clientes em ordem de visita;
  • Atualização dos dados cadastrais;
  • Captura de geocodificação através da tecnologia GPS;
  • Texto indicativo no campo de segmentação para evitar classificação incorreta da categoria do PDV;
  • Recenseamento obrigatório da segmentação do cliente que mudou ao longo do tempo (Ex: Bar virou Mercado);
  • Inativação de cliente;
  • Dados de fidelização Ex: aniversário, hobby, time de futebol e outros;
  • Cadastro de até três autorizados a emitir cheques para pagamento de terceiro;
PDV

  • Possibilidade de utilizar GPS, RFID, Código de barras ou QR Code para controle presencial do vendedor na “tomada” do pedido para evitar “chutes”;
  • Localização dos clientes através de diversos filtros.

PRODUTO

  • Localiza por grupo, categoria, código de barras, marca, família e outros;

TABELA DE PREÇOS

  • Permite visualização rápida dos preços para “leilão”;
  • Seleção por grupo, categoria, marca, auto serviço e atacados.
  • Dados históricos tais como: limite de crédito, financeiro, comodato, potencial de compra, consulta de estoque;
  • Inventário/auditoria de material pesado (freezer/refrigeradores) e da presença do equipamento no PDV pode ser validada via tecnologia GPS e RFID;
  • Permite a visualização dos dados de fidelização do cliente (aniversário, hobby, time de futebol e outros).
  • Acompanhamento das metas do dia, volume e preço médio;
  • Índices de positivação, quantidade de clientes a visitar e visitados;
  • Efetividade das pesquisas;
  • Relatórios gerenciais;
  • Transmissoes ao longo da rota para agilizar o pré-faturamento;
  • Sistema opera online e off-line;
  • Emissão do boletim de rota contendo o resumo das atividades do vendedor;
  • Acompanhamento pelos gestores (Gerente, supervisor) das parciais das vendas do dia para tomada de ações via portal WEB;
  • Acompanhamento dos vendedores em rota integrado ao Google Maps.
  • Periódica coleta dos dados de volume semanal, PVV, PVC e Prazo;
  • Diária por amostragem (volume, PVV, PVC);
  • Elasticidade de preços;
  • Parametrizada (questionários);
  • Merchandising (freezer, mesa, luminoso, etc…);
  • Percepção de mercado.
SFA Automação da força de vendas - lista

Indicadores da tela de clientes

PD – Status do pedido no dia
Cinza – Cliente não visitado
Verde – Cliente visitado e com pedido
Vermelho – Cliente visitado e com motivo de não compra

PS – Pesquisa
Cinza – Cliente sem pesquisa
Vermelho – Cliente deve ser pesquisado
Verde – Cliente pesquisado

IN – Inventário de Ativo imobilizado
Cinza – Sem ativos a inventariar
Vermelho – Cliente possui ativo a inventariar
Verde – Cliente com ativo inventariado