O MVM e o sucesso do seu negócio

Os colaboradores se estabelecem como o alicerce de uma organização. São eles que realizam o trabalho junto aos clientes e fornecedores, podendo ser considerados a identidade da empresa. A forma com que realizam seu trabalho, atendendo o público-alvo, pode determinar o sucesso ou o fracasso do negócio. No caso de colaboradores da área de vendas, a responsabilidade é ainda maior. O produto ou serviço passa diretamente por eles, podendo ou não alcançar o mercado, devido à sua habilidade. O trabalho de vendas é a base do sucesso de uma empresa. Cada etapa do trabalho deve ser cuidadosamente planejada, visando à eficiência e a produtividade do serviço. A gestão correta da equipe visa determinar metas, controlar, acompanhar o processo de desenvolvimento do trabalho. Torna-se um importante diferencial para a organização, determinando vantagem competitiva e destaque no segmento.

O gerenciamento de uma equipe de vendas não é uma tarefa muito simples. Exige planejamento e assertividade. Cabe ao gestor desta área, fazer o delineamento correto das ações, definindo estratégias de ação precisas, que tragam resultados para a empresa. É preciso ainda que se realize o acompanhamento adequado do trabalho dos colaboradores em campo. No caso de uma equipe externa, essa tarefa vem acompanhada de dificuldades extras, gerando dor de cabeça para o gestor.

A resposta para os impasses enfrentados nessa questão está no avanço tecnológico da sociedade moderna. Vindo certeiro ao encontro dessa necessidade, o MVM – Monitoramento do Vendedor em Movimento. Uma ferramenta eficaz de gestão de equipes externas.

O que é o MVM?

O MVM é um sistema web para o acompanhamento do trabalho e desempenho das equipes de vendas ou serviços, durante a execução do trabalho. De fácil utilização, a ferramenta pode ser integrada a qualquer SFA – Sales Force Automation de mercado.

O MVM é a resposta para os problemas de gerenciamento de equipes externas. Permite ao gestor a compreensão correta das atividades dos colaboradores, tanto na área de vendas, quanto de prestação de serviços. Por meio dele, o cliente tem acesso a informações de campo, de tempo e movimento. O que possibilita uma maior clareza nas decisões estratégicas da empresa.

O MVM oferece relatórios precisos, baseados nos dados transmitidos pelos vendedores. E faz isso por meio de recurso de GPS disponível em qualquer sistema de tecnologia móvel. Através dele, é possível avaliar, por exemplo, com relação dos clientes no roteiro, os que não foram visitados. Entre os que foram visitados, os que estão com venda. Também os clientes fora da rota, com ou sem venda e até as vendas realizadas fora do ponto de venda. O relatório aborda o cliente que possui freezers ou geladeiras, vasilhames, bem como outros investimentos feitos por ele. No que se refere à inadimplência e à ordem planejada, o sistema acusa o cliente listada, e a ordem correta das visitas.

Dessa forma, o MVM se estabelece como um importante instrumento de gestão. Permitindo avaliar o atendimento ao cliente e ao fornecedor, além de otimizar as vendas, através da leitura dos relatórios disponíveis.

Os benefícios da utilização de um sistema de monitoramento do vendedor em movimento

Com essa tecnologia, as empresas podem operar com maior eficiência, avaliando o trabalho dos colaboradores. Pode, inclusive, rastrear e monitorar os serviços de entrega. É o que o oferece o MEM, uma outra importante ferramenta, no âmbito do monitoramento de equipes e entregas. Com o sistema, é possível o acompanhamento da movimentação das equipes de entrega. O que contribui para o aumento da eficiência logística e, consequentemente, da produtividade da empresa. Oferece ainda segurança aos colaboradores e à carga, oferecida pela ferramenta de monitoramento em tempo real. Assim, a empresa se beneficia do sistema com a possibilidade de diversas outras formas.

O sistema mostra a exata localização geográfica do veículo de entrega, acompanhando o seu trajeto, local e horário da entrega. Através desta ferramenta, é possível verificar e prever atrasos. Tendo mais controle sobre o status dos pedidos, o que favorece a redução de reclamações no SAC. Através do monitoramento da carga, evitam-se as reentregas com a notificação correta ao cliente sobre a situação do seu pedido. Além da confiança que a empresa passa, melhorando o relacionamento com os clientes. Não se pode esquecer do fator economia, gerado pela diminuição de custos com o SAC e a otimização dos serviços. Além disso, o monitoramento de entregas é uma excelente ferramenta para medir a eficiência de uma transportadora. Empresas desse segmento que fazem uso do MEM, contam com mais credibilidade no mercado, em relação às demais.

Dessa forma, pode-se concluir que o monitoramento de equipes e entregas é um grande benefício para as empresas. A escolha mais acertada pelo monitoramento, pode agregar valor à organização, diminuindo erros e aumentando a produtividade da equipe.