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10 ideias inovadoras para aumentar a produtividade de seu armazém!

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10 ideias inovadoras para aumentar a produtividade de seu armazém!

Aumentar a produtividade de seu armazém é hoje um fator primordial para as empresas na sua corrida pelo desempenho. O crescimento contínuo do comércio eletrônico e a multiplicação de pedidos a serem enviados todos os dias, exigem um gerenciamento ideal da cadeia de suprimentos.

 

Diante dos desafios, listamos aqui 10 ideias inovadoras para aumentar a produtividade de seu armazém e otimizar os lucros.

1 – Escolha a estratégia de logística adequada às suas necessidades

Um pequeno armazém que envia 50 pedidos por dia não segue a mesma estratégia que um armazém que enfrenta mais de 1.000 remessas diárias.

 

Antes de estabelecer sua estratégia de logística, identifique suas necessidades, avalie seu armazém e o número de pedidos. Você pode então escolher entre:

 

  • Logística pequena: para 50 pedidos por dia, em 500 m2 de armazém com uma equipe de 5 pessoas, a organização não exige nenhuma estratégia específica, a coleta é feita por encomenda e os membros da equipe podem desempenhar as diferentes funções;

 

  • Logística estruturada: além de 50 pedidos por dia, o armazém deve se profissionalizar, o endereçamento deve ser rigoroso, a coleta deve ser feita em lotes de pedidos e cada membro da equipe deve ser atribuído a uma tarefa específica;
  • Logística industrializada: além de 1.000 pedidos por dia, o armazém deve automatizar para aumentar a taxa. O gerente de logística instala um WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazéns), para otimizar o processamento de pedidos;

 

  • Terceirização de logística: uma última opção, prática mas cara, que consiste em terceirizar a logística do armazém para um terceiro especializado, capaz de lidar com picos de atividade consequentes.

2 – Melhorar o local de trabalho dos colaboradores

Ao melhorar o local de trabalho de seus funcionários permite:

 

  • Limitar viagens desnecessárias: otimizando o endereçamento de produtos nas prateleiras para facilitar os caminhos de separação logística;

 

  • Limitar o transporte de cargas pesadas: equipando seu armazém com transportadores, empilhadeiras ou porta-paletes. Assim, você evitará os riscos de acidentes de trabalho e afastará de seus funcionários uma grande parte da tarefa árdua.

 

Investir em equipamentos de qualidade também é uma opção significativa para melhorar o local de trabalho: um WMS eficiente, leitores de código de barras, telas etc. facilitarão a vida dos membros da equipe e diminuirão a taxa erros logísticos.

3 – Estruture e encomende o espaço do armazém

O uso adequado do espaço é essencial para não transformar seu armazém em um “campo de batalha”.

 

Para estruturar o espaço, você pode:

 

  • Estabelecer um sistema de numeração para todos os produtos, chamado endereçamento, estabelecendo melhores rotas rodoviárias logísticas que possibilitarão levar ao produto procurado mais rapidamente;

 

  • Delimitar áreas de armazenamento e trabalho como: áreas de excesso de estoque, áreas de armazenamento, áreas de preparação de pedidos, áreas de chegada e embarque, áreas de transporte, etc.

4 – Determine as tarefas de cada pessoa

Quanto mais profissional o armazém, mais precisas serão as tarefas dos membros da equipe. E quanto mais os funcionários têm um bom conhecimento de suas tarefas, mais rápido eles são.

 

Para distribuir as tarefas de todos, distribua para as diferentes áreas do armazém: picking, preparação de pedidos, chegada, expedição, embalagem, postagem, etc.

5 – Estabelecer uma área de estoque com alta rotatividade

Em qualquer armazém, existem produtos com alta rotatividade, os mais pedidos e, portanto, solicitados pelos membros da equipe.

 

Portanto, é recomendável criar uma área de estoque especial para esses produtos, uma “loja” perto da área de chegada e da área de embalagem / expedição.

6 – Organizar produtos na aula de logística

Para aumentar a produtividade de seu armazém, considere classificar seus produtos de acordo com suas especificidades:

 

  • Produtos pesados ​​ou volumosos (que requerem manuseio dedicado e técnico).
  • Produtos frescos.
  • Produtos personalizáveis (que passam do espaço de armazenamento para a área de fabricação e acabam na área de embalagem)…

 

Essa organização economizará tempo durante o fluxo logístico (recebimento de pedidos, picking, envio de pedidos).

7 – Use a técnica de cross-docking

O objetivo dessa técnica é reduzir a movimentação de produtos e melhorar a produtividade das equipes: em termos práticos, isso consiste em passar as mercadorias da chegada à partida sem passar pelo estoque.

 

O cross-docking funciona, por exemplo, para o envio de pedidos pendentes: na entrega do fornecedor, as mercadorias podem ir diretamente para a área de expedição. O tempo e a viagem são reduzidos.

8 – Foco na preparação de produtos similares

Muito importante, essas preparações economizam tempo: se a análise dos pedidos revelar a presença do mesmo produto, você se beneficiará de prepará-los ao mesmo tempo e evitar as idas e vindas na preparação de produtos.

9 – Automatizar o gerenciamento de falta de estoque

Gerenciar estoques é uma dor de cabeça logística permanente: além de causar interrupções na cadeia de suprimentos, os estoques geram insatisfação do cliente.

 

Quando isso acontece, você pode acionar um procedimento automatizado com o serviço pós-venda e as equipes de vendas. O método mais comum é o envio automático de um aviso por e-mail da próxima devolução em estoque do produto em questão.

 

10 – Realize controles de qualidade para evitar erros

Os erros nos pedidos geralmente não são apreciados pelos clientes. O desafio de uma boa gestão logística é, portanto, evitá-los o máximo possível.

 

Graças ao controle de qualidade, os pedidos são verificados em cada etapa importante do processo logístico: chegada do produto, picking, embalagem e expedição.

 

Essa verificação pode ser realizada mais rapidamente usando uma digitalização que verifica o número e a precisão dos produtos no momento da embalagem.

 

Seguindo essas dicas, você pode melhorar rapidamente o gerenciamento de logística do seu armazém e melhorar o desempenho.

 

Para isso, não devemos negligenciar a escolha de uma boa transportadora capaz de oferecer o rastreamento de seus pacotes, e isso até sua entrega final.

Conclusão: os três pontos-chave a serem lembrados

Organização é a palavra-chave na gestão logística: um armazém estruturado de acordo com as reais necessidades da empresa, uma especialização de tarefas, um endereçamento de qualidade economizando tempo e eficiência.

 

O ambiente de trabalho deve ser o mais agradável e seguro possível para proteger a saúde de seus funcionários.

 

Dicas simples, como áreas de alta rotação, cross-docking, automação do gerenciamento de estoque, permitem um melhor gerenciamento logístico do armazém a longo prazo.

Linkedby

marketing@linkedby.com.br

A Control Informática iniciou suas atividades em 1991 desenvolvendo soluções de ERP para o segmento de bebidas e alimentos. A experiência adquirida em mais de 25 anos permitiu profunda sintonia entre a empresa e o mercado resultando em ferramentas que proporcionam alta competitividade e controle aos seus clientes. Como plano de expansão e internacionalização, criou a Holding “LinkedBy” para gerir as empresas de tecnologia que vêm desenvolvendo e adquirindo desde a última década. A LinkedBy dedica-se a desenvolver soluções de otimização e rentabilidade para empresas dos mais diversos segmentos e portes oferecendo ferramentas de planejamento estratégico e tático.

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