5 Dicas para o Controle da Gestão de Frotas
A gestão de frotas ajuda a alcançar os objetivos, e ainda faz com que a logística seja eficiente. Se o seu objetivo é vender mais, faça o controle de sua operação.
Confira a seguir, 5 dicas que podem melhorar os processos, trazendo assim, resultados satisfatórios.
Como a gestão de frotas pode aumentar as vendas?
Quando uma distribuidora realiza uma boa gestão de frotas, consequentemente a mesma irá colher resultados satisfatórios. Veja 5 dicas que podem te auxiliar nessa difícil jornada.
1- Comece pelo planejamento
Para que qualquer atividade possa alcançar o objetivo desejado, o planejamento é um grande aliado. Quando fazemos o planejamento, estamos definindo que ações devemos realizar.
O gestor deve pensar em criar um plano para curto, médio e longo prazo, este plano deve ajudar a equipe a ter um caminho a seguir.
2- Deixe seus processos mapeados
Quando mapeamos os processos, analisamos os métodos de trabalho, e desenvolvemos um desenho que representa bem esse fluxo, para facilitar, devemos deixar especificado as informações, as áreas e os recursos que são envolvidos.
Por meio desse mapeamento, sabemos quais os possíveis gargalos que podem atrapalhar o sucesso das vendas, e encontrar soluções viáveis para colaborar com os empreendedores.
3- Faça a correção das falhas
Aproveite as oportunidades, para adotar melhorias. Afinal, este processo deve ser contínuo. Ao diminuir os problemas operacionais, os métodos de trabalho serão mais eficientes.
4- Acompanhe suas métricas
Os indicadores de desempenho são grandes aliados dos gestores, eles são a base fundamental para o entendimento dos resultados, e auxiliam em uma tomada de decisão mais correta.
Para uma boa gestão de frotas, devemos nos preocupar com os seguintes indicadores:
- custo de manutenção;
- tempo total de ociosidade do veículo;
- gasto com combustível;
- incidência de multas;
- percentual utilizado na capacidade do veículo.
Ao controlar essas métricas, somos capazes de saber se os esforços estão sendo suficientes, ou se é necessário realizar alguma mudança de estratégia.
5- Invista em sistemas de gestão
Recursos tecnológicos como um bom sistema de gestão, facilitam o controle dos processos. Graças à geração de relatórios automática, os gestores agora podem se preocupar mais com os seus trabalhadores, incluindo os vendedores externos.
Com a ajuda da tecnologia, os gestores podem se preocupar com o treinamento e capacitação de seus funcionários, com o objetivo de aumentar ainda mais suas vendas.
Qual a importância do controle de custos?
O gestor para ter eficiência operacional, deve fazer o controle dos custos e diminuir desperdícios de tempo e de dinheiro. Ter o controle de custos faz com que o planejamento da empresa seja devidamente cumprido.
Um dos KPIs que podem fazer diferença nos custos da empresa é o Custo Médio Por Veículo, por meio desse KPI é possível saber variações de custo de cada veículo, com esses diagnósticos podemos identificar onde é possível economizar.
Quando controlamos os custos, deixamos a saúde financeira de nossa empresa em dia, mantemos a credibilidade perante clientes, fornecedores, investidores e até dos funcionários, um bom sistema de gestão também permite esse tipo de controle.
Conclusão
A gestão de frotas quando bem realizada, pode ajudar o gestor a melhorar seu ambiente de trabalho, ter um excelente sistema de gestão é apenas o começo dessa jornada.
Seja um gestor moderno, e contribua para deixar sua distribuidora atualizada com o auxílio da tecnologia.