5 dicas para o ponto de venda
Você sabe administrar bem o seu ponto de venda? Conhece bem as estratégias mais utilizadas para otimizar suas vendas no PDV? Gostaria de aprender mais sobre isso?
Então, continue lendo! Nós vamos explicar como explorar melhor esses espaços. E como aproveitar esses ambientes para melhorar as vendas e enfatizar sua marca.
Por que é tão importante saber administrar um ponto de venda
Saber administrar bem um ponto de venda é uma arte. Mais conhecidos como PDV, esses espaços permitem a venda e exposição de produtos diversos. Tanto do setor de alimentos e bebidas, no ambiente de supermercados, como também lojas de departamentos, de roupas, de material de construção, de móveis e até de veículos.
Os PDV são verdadeiras vitrines. Por isso é importante saber utilizar estratégias especificas para enfatizar as vendas e dar visibilidade às marcas.
Alguns números podem explicar melhor a necessidade de saber gerir os PDV.
Pesquisas indicam que 70% das decisões de compra são tomadas no espaço do PDV. Pelo menos 55% delas são tomadas por impulso. Ou seja, é bem mais fácil vender um produto que está exposto do PDV.
Há ainda o aspecto da visibilidade. Pesquisas revelam que as vendas aumentam uma média entre 50% a 80% quando os produtos estão expostos no ponto de venda.
Dicas para uma boa gestão de PDV
Confira agora 5 dicas para uma boa gestão do PDV!
1. Dê visibilidade ao seu produto
Saiba expor seu produto e posicioná-lo no PDV, de forma que ele possa ser bem visto pelo consumidor. Esse é um dos fatores que vai aumentar as possibilidades de compra de tornar a marca conhecida.
2. Dê atenção ao estoque
Tenha estoque suficiente do produto exposto no PDV. Isso é importante para que seu produto possa vender enquanto estiver em exposição.
3. Utilize estratégias de merchandising
Abuse de ações de merchandising, tratando o PDV como uma vitrine para o seu produto. Cuide de todos os aspectos do ambiente, com foco na fachada, na iluminação, na sonorização, na precificação, na sinalização e nas cores que compõem o ambiente.
4. Tenha atrativos comerciais
Ofereça benefícios que levem seu consumidor a achar seu produto atrativo. Facilite as condições de compra oferecendo desconto, parcelamento, além de brindes e promoções. Essa ainda é a melhor forma de atrair um cliente.
5. Tenha um software para gestão dos processos de PDV
Utilize um sistema para automação dos processos do ponto de venda. Um software para gerir essas atividades é essencial para a eficiência das ações realizadas nesses espaços. E, consequentemente, para conseguir um maior número de vendas no PDV.