Fale Conosco! +55 11 2971 5400

Solicite o seu orçamento personalizado

7 dicas de gestão para o distribuidor

LinkedBy > Distribuição  > 7 dicas de gestão para o distribuidor

7 dicas de gestão para o distribuidor

A cadeia comercial possui um importante elemento, encarregados da distribuição de produtos e serviços. Os distribuidores são organizações responsáveis por adquirirem bens ou serviços. Elas são repassadas para outras empresas, para revenda ou uso comercial. Essas empresas comercializam em grande escala, maior que no varejo, cobrindo também uma área mais ampla de comércio. Constituem uma etapa importante da rede de comércio e merecem destaque quando se fala em gestão.

Além das estratégias de planejamento e gestão utilizadas em grande escala pela maioria das organizações, verifica-se, na atualidade, uma série de ações que as empresas têm utilizado para contar sempre com a possibilidade de planejamento e gestão de seus projetos, como é o caso de se recrutar profissionais especializados, por períodos determinados, para a execução de projetos específicos nas empresas.

O setor de distribuição é um importante elemento na cadeia comercial

Entender o processo de gestão tem se tornado vital para as organizações, na medida em que mais e mais novos negócios vão surgindo, passando a exigir novas posturas, além de técnicas gerenciais que possam levar as empresas a se manterem nesse mercado tão competitivo. São grandes as falhas. No processo de adaptação, na utilização de ferramentas de marketing e na gestão de projetos. Isso ocorre, especialmente, ao setor de distribuição. É um segmento onde se observa uma concorrência crescente.

Outros fatores contribuem para as dificuldades vivenciadas pelo setor. O aumento de vendas on line e logística são as principais. Some-se a isso, falta de de mão de obra qualificada e dificuldades de origem fiscal e tributária. Conhecer algumas estratégias de gestão pode ser o diferencial entre o sucesso e a estagnação do empreendimento.

7 dicas de gestão para solucionar problemas básicos das empresas de distribuição

  1. Investir em Marketing: O Plano de Marketing é uma importante ferramenta de gestão. Deve considerar itens como produto, preço, praça, promoção e pessoas. Partem daí ações de competitividade e resultados efetivos.
  2. Investir em treinamento e motivação da equipe: A gestão de pessoas é determinante na busca de resultados dentro das organizações. Deve-se buscar desenvolver estratégias para fortalecer o vínculo entre os colaboradores. Além de engajamento da equipe e excelência na realização das tarefas.
  3. Dedicar tempo ao planejamento de ações: As organizações modernas estão descobrindo que a utilização de conceitos de administração trazem muitas vantagens. Ficar alheio a este cenário pode trazer inúmeros prejuízos. Investir tempo em planejar ações agrega valor ao empreendimento.
  4. Investir em sistemas de monitoramento de entrega: a péssima malha viária brasileira traz efeitos desastrosos para a operação de distribuição de produtos. Uma boa saída para diminuir o problema são os sistemas de monitoramento de entrega. Esses softwares organizam o sistema de distribuição e agregam rapidez, eficiência e segurança ao processo.
  5. Investir em sistemas de armazenamento: A logística é a parte mais importante de uma empresa distribuidora. Os sistemas de armazenamento presentes no mercado, são essenciais neste processo. Contribuem para a otimização de tempo e custos, definem prazos de entrega do produto e a satisfação do cliente.
  6. Realizar Análise da Concorrência : as empresas não devem somente focar nos consumidores. O conhecimento dos concorrentes permite a identificação de áreas de vantagem ou desvantagem competitiva. Além de avaliar as estratégias de cada um, seus objetivos, forças e fraquezas e padrões de reação.
  7. Pesquisa de satisfação de clientes: a pesquisa de satisfação dos consumidores permite avaliar aspectos do comportamento do consumidor. Suas dimensões econômica, comportamental e emocional. A satisfação do cliente com a qualidade do serviço ou do produto define a fidelização do consumido.
Linkedby

marketing@linkedby.com.br

A Control Informática iniciou suas atividades em 1991 desenvolvendo soluções de ERP para o segmento de bebidas e alimentos. A experiência adquirida em mais de 25 anos permitiu profunda sintonia entre a empresa e o mercado resultando em ferramentas que proporcionam alta competitividade e controle aos seus clientes. Como plano de expansão e internacionalização, criou a Holding “LinkedBy” para gerir as empresas de tecnologia que vêm desenvolvendo e adquirindo desde a última década. A LinkedBy dedica-se a desenvolver soluções de otimização e rentabilidade para empresas dos mais diversos segmentos e portes oferecendo ferramentas de planejamento estratégico e tático.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

× Podemos te ajudar?