Fale Conosco! +55 11 2971 5400

Solicite o seu orçamento personalizado

Como aumentar suas vendas com uma estratégia de pré-encomenda?

LinkedBy > Não categorizado  > Como aumentar suas vendas com uma estratégia de pré-encomenda?

Como aumentar suas vendas com uma estratégia de pré-encomenda?

Se você estiver lançando um novo produto, uma estratégia de pré-encomenda é um componente altamente benéfico para incorporar ao seu plano.

 

As encomendas podem ajudá-lo a gerar burburinho e criar impulso antes do seu lançamento, avaliar a demanda do mercado por seu produto e, o mais importante, bloquear as vendas antecipadas para financiar a produção ou futuras campanhas de marketing.

 

Tomemos, por exemplo, a estratégia de pré-venda da Sony para o Playstation 4: com um produto inovador, uma data de lançamento estrategicamente programada antes do Natal e uma poderosa campanha de marketing de pré-lançamento, a empresa conseguiu garantir mais de 1,5 milhão de pré-pedidos em todo o mundo para seu novo console.

 

As pré-encomendas não são eficazes apenas para empresas multinacionais com orçamentos de marketing de bilhões de dólares – ter uma estratégia de pré-encomenda também pode ser altamente benéfica para pequenas e médias empresas, provando que as pré-encomendas podem ajudar significativamente novos negócios, especialmente na fase inicial.

O que é uma pré-encomenda?

Uma pré-encomenda é quando você lista um item em seu site ou loja que ainda não foi fabricado ou que ainda não está à venda, mas será lançado em uma determinada data ou hora.

 

Ao permitir pré-pedidos de um produto, os clientes podem pagar um depósito ou pagar o valor total do produto para reservá-lo antes que ele esteja disponível, para que saibam que ele não se esgotará e que também o receberão em primeira mão assim que o produto for lançado.

 

Uma estratégia eficaz de pré-encomenda funciona criando uma sensação de entusiasmo e exclusividade para os clientes em relação a um produto.

Quando as empresas devem usar as pré-encomendas?

Devido ao tempo e esforço necessários para criar e executar uma forte estratégia de pré-encomenda, as pré-encomendas são melhores em grandes eventos da empresa ou lançamentos de produtos, como:

 

  • PMEs que estão apenas lançando um novo negócio no mercado;
  • Um novo produto principal em sua linha;
  • Edição limitada ou itens especiais, como um produto de Natal em edição limitada;
  • Ou se você estiver lançando uma grande promoção ou descontos em um produto existente.

Como construir uma boa estratégia de pré-encomenda?

Para garantir que sua estratégia de pré-venda tenha as melhores chances de sucesso, abaixo segue seis dicas para lançar e tirar o máximo proveito da sua campanha de pré-encomenda.

1. Dedique sua equipe ao esforço

Certifique-se de que todos da sua equipe estejam comprometidos com o esforço, desde o pessoal do marketing até o pessoal do atendimento ao cliente. Crie folhetos para postar no escritório, acompanhe rapidamente o status das encomendas durante as reuniões semanais e envolva a equipe no planejamento e execução – o sucesso é, afinal, um esforço da equipe.

2. Crie um plano e uma linha do tempo

A parte mais importante de um lançamento de produto não é o dia anterior ou o dia do lançamento. De fato, o que uma empresa faz nas semanas e meses anteriores ao lançamento de um produto é muito mais importante para o sucesso de um lançamento do que no próprio dia de lançamento.

 

Por esse motivo, é importante trabalhar em um plano forte e em um cronograma coordenado que comece bem antes da data de lançamento real, e tenha como objetivo gerar o máximo de conscientização e entusiasmo possível para garantir as encomendas.

3. Crie valor e escassez

Os clientes precisam de um motivo para fazer a pré-encomenda, e uma maneira importante de fazer isso é dar-lhes um valor agregado para agradecê-los pelo pedido antecipado.

 

Oferecendo descontos aos clientes em compras futuras ou adicionando um pequeno presente na compra deles, você os recompensa pelo suporte na pré-encomenda do seu produto. Você também pode empacotar seu novo produto com produtos existentes para aumentar a receita de seus pré-pedidos.

4. Crie uma campanha de marketing para aumentar a conscientização

Não adianta iniciar encomendas para um produto se ninguém souber, e é por isso que uma forte campanha de marketing deve fazer parte da sua estratégia de pré-encomenda.

 

Inclua na sua estratégia:

 

Publicidade: embora as pequenas e médias empresas pensem na publicidade como cara, ela não precisa ser. A publicidade digital pode ser uma ótima maneira de aumentar a conscientização sobre o seu produto antes do lançamento, e plataformas como Google Ads, YouTube, Facebook e Instagram possuem configurações sofisticadas de segmentação para que você possa alcançar a demografia do público-alvo.

 

Parcerias e relações públicas: como você lançará seu produto para a mídia e seus clientes? Os comunicados de imprensa e o marketing de influenciadores podem ajudá-lo a divulgar a notícia e alcançar seus clientes, além de gerar novidades em relação ao seu novo lançamento.

 

Marketing de conteúdo: Crie um calendário de conteúdo sempre ativo com pré-visualizações do seu produto, entrevistas com o criador do produto ou com os influenciadores existentes que o testaram – tudo com uma frase de chamariz para pré-encomendar o seu produto. Tudo isso ajuda a criar impulso para o lançamento de seu próximo produto, além de oferecer aos clientes um conteúdo mais tangível para empolgá-los e tranquilizá-los na compra.

5. Gere agitação e entusiasmo através das mídias sociais e influenciadores digitais

O marketing boca a boca é incrivelmente poderoso, as empresas que utilizam o marketing boca a boca durante uma campanha de pré-encomenda podem aumentar significativamente a eficácia de sua estratégia. Quanto mais pessoas estiverem falando sobre o seu produto ou fazendo uma pré-encomenda, mais pessoas se interessarão – e assim por diante.

 

Envie seu produto para os principais influenciadores digitais para testar e promover durante o período de lançamento, incentive os clientes pré-encomendados a compartilhar nas mídias sociais para ter a chance de ganhar um prêmio, e compartilhe citações de clientes em seus próprios canais sobre como eles estão animados pedido antecipado.

 

6.  Prepare-se para um aumento de pedidos e tráfego. 

Se você executar uma campanha bem-sucedida de pré-encomenda, é provável que tenha um número esmagador de pedidos e interesse no dia do lançamento.

 

Um erro comum cometido pela maioria das empresas durante uma pré-encomenda é a capacidade do site de receber novos pedidos ou não há inventário suficiente para atender à demanda.

 

Para garantir que isso não aconteça, verifique a largura de banda do seu site para garantir que ele possa lidar com um aumento nos visitantes e implemente uma equipe de lançamento para ajudar com qualquer dúvida ou pedido do cliente (seja nas mídias sociais, via e-mail ou mais) o telefone).

 

Através do WMS, nosso software para gerenciamento de armazéns é possível conectar seu inventário e suas pré-encomendas existentes para gerenciar pedidos e disponibilidade de estoque em tempo real nos seus diferentes canais.

Conclusão

As pré-encomendas são uma ótima ferramenta para impulsionar as vendas para o seu próximo lançamento de produto. Neste post demostramos algumas dicas práticas de como criar uma boa estratégia de pré lançamento, para o sucesso esperado, outros setores de sua empresa precisam estar afinados, principalmente seu armazém e o setor de logística.

Linkedby

marketing@linkedby.com.br

A Control Informática iniciou suas atividades em 1991 desenvolvendo soluções de ERP para o segmento de bebidas e alimentos. A experiência adquirida em mais de 25 anos permitiu profunda sintonia entre a empresa e o mercado resultando em ferramentas que proporcionam alta competitividade e controle aos seus clientes. Como plano de expansão e internacionalização, criou a Holding “LinkedBy” para gerir as empresas de tecnologia que vêm desenvolvendo e adquirindo desde a última década. A LinkedBy dedica-se a desenvolver soluções de otimização e rentabilidade para empresas dos mais diversos segmentos e portes oferecendo ferramentas de planejamento estratégico e tático.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

× Podemos te ajudar?