Como planejar a agenda de visitas de cada vendedor
Como anda sua equipe de vendas externas? Você tem controle sobre a agenda de visitas do seu vendedor? Sabe como gerenciar a equipe para que te tragam mais resultados?
Uma frase presente em redes sociais, atribuída a Katherine Barchetti, diz: “Faça um cliente, não uma venda”.
Se você é gestor de vendas, sabe exatamente o que isso quer dizer.
O trabalho do vendedor é, seguramente, o mais importante dentro de uma organização.
Deixar de considerar isso, é abrir espaço para o fracasso.
Um bom gestor sabe que todo o tempo de sua equipe de vendas que não é bem aproveitado, é prejuízo para a empresa.
Mas, então, como administrar isso, a quilômetros de distância?
Continue lendo que vamos te explicar!
O que faz um equipe de vendas
O ato de vender se caracteriza por oferecer um produto ou serviço para um potencial cliente. Para que ele tome a decisão de comprar, é preciso que esse bem oferecido seja útil e vantajoso.
O processo de vendas pode ser dividido em três grandes fases: pré-venda, venda propriamente dita e pós-venda.
Em todas as fases, o ato de vender requer técnicas, estratégias, esforço e profissionalismo.
É um processo amplo e completo que depende ainda de planejamento e motivação que devem partir, necessariamente, do gestor de vendas.
E esse é um desafio constante que requer controle contínuo da equipe, para gerenciar o cumprimento de metas e ampliar o grau de efetividade dos colaboradores.
No caso da equipe de vendas externas, esse desafio é multiplicado pela dificuldade em acompanhar a agenda e monitorar os resultados diários.
A tecnologia a serviço da gestão da equipe de vendas
Até bem pouco tempo, essa tarefa seria praticamente impossível.
Gerenciar uma equipe em constante fluxo e organizar sua agenda de serviço era obstáculo que impactava o andamento da logística das empresas.
Em relação aos resultados, nem se fala. O trabalho esbarrava, quase sempre, na distância física da equipe, e no fluxo intenso devido à dispersão geográfica dos vendedores.
A tecnologia veio para oferecer soluções e aumentar a produtividade dos colaboradores.
O planner de vendas é uma dessas ferramentas, que possibilitam a roteirização e o monitoramento de equipes externas.
O Pathfind Planner da LinkedBy
O Pathfind Planner é a solução da Linkedby que permite otimizar a agenda de visitas, evitando gasto de tempo desnecessário da equipe de vendas.
Por meio de algoritmos matemáticos heurísticos, o software aponta a localização dos clientes e o histórico de compras.
É possível analisar ainda qual a equipe disponível e os veículos que devem ser utilizados na tarefa.
O resultado é o planejamento efetivo de uma agenda de clientes e a garantia do maior número de fechamentos por dia, reduzindo custos e aumentando a lucratividade.