Fale Conosco! +55 11 2971 5400

Solicite o seu orçamento personalizado

O que é gestão intralogística

LinkedBy > Logística  > O que é gestão intralogística

O que é gestão intralogística

O termo gestão intralogística pode parecer complexo. Mas na prática trata-se um processo bastante comum no interior das organizações. A operação Intralogística envolve as atividades internas de uma empresa. E vão desde o recebimento das mercadorias até a expedição dos produtos. Passa pela conferência na entrada dos materiais, o abastecimento e a separação dos produtos até o despacho.
Fala-se muito em logística nos dias de hoje.

As empresas priorizam o transporte e deslocamento de seus produtos, focando em meios que agilizem esses processos. Assim, as questões internas de distribuição acabam relegadas a segundo plano. E não se pode desprezar um processo que confere agilidade e organização às vendas da empresa. Em um mercado tão competitivo é cada vez mais urgente atentar para atividades que interferem diretamente na economia das organizações. Aí é que entra a gestão intralogística.

Mas o que é, na prática, a intralogística?

Alguns a chamam de “in-house logistic” ou ainda “logística in-house”, bem como Logística de Armazenamento e Movimentação de Materiais. Na prática, é um processo que permite controlar o fluxo de armazenagem de materiais e/ou produtos finais. Está presente em todos os setores da empresa onde se concentram matérias-primas ou produtos. Seja no estoque, centros de distribuição, armazéns ou unidades fabris.

É correto dizer que tudo o que se movimenta em termos de materiais no interior de uma empresa está relacionado à intralogística. A gestão intralogistica é um elemento que agrega vantagem competitiva aos valores de uma empresa. Isso porque define um comportamento organizado da empresa no mercado. Permite o bom funcionamento da distribuição, através da disponibilização de insumos em tempo hábil em todos os segmentos.

Garante assim o andamento perfeito do sistema. Com isso, atende às necessidades dos colaboradores, garantindo condições ideais de trabalho e agilidade no processamento. O que contribui na agilidade do serviço, na qualidade do produto final e, consequentemente, na economia da empresa. Os resultados são visíveis. Uma empresa organizada oferece os melhores serviços. Exerce o melhor atendimento. E tem uma imagem positiva no mercado.

Vantagens da Gestão Intralogística para a empresa:

  • Agilidade no fluxo dos processos da empresa, por meio da articulação do fluxo de material e produtos. Agiliza os processos, determinando o melhor aproveitamento do tempo.
  • Otimização da infraestrutura do negócio, por meio da organização do serviço.
  • Melhoria da produtividade, através do mapeamento do quadro de colaboradores, respeitando as particularidades e explorando o potencial de cada um.
  • Visão estratégica dos custos operacionais, através do fornecimento de informações e dados para tomada de decisões mais acertadas.
  • Economia, por meio da redução de custos. Resultado da melhoria dos fluxos internos e de investimentos mais específicos na empresa.
  • Agrega vantagem competitiva, aumentando a produção, reduzindo custos e direcionamento investimentos.
    A tecnologia a serviço da Gestão Intralogística

É fato que uma empresa que utiliza uma gestão intralogistica eficiente está à frente dos concorrentes. É preciso observar também a necessidade de atender à esta nova demanda do mercado. Estabelecer um trabalho efetivo de intralogística é um desafio. Neste sentido, a tecnologia vem dar uma mãozinha.

Empresas de softwares oferecem hoje os melhores produtos voltados para os melhores resultados. Equipamentos modernos e dotados de precisão estão disponíveis para atender às empresas otimizando seus processos.

No caso da gestão de intralogística, os softwares atuam como instrumentos de agilidade e precisão. Uma gama imensa de equipamentos que favorecem a coleta, organização e controle dos dados disponíveis.

A linkedBy oferece diversas soluções para o mercado da logística, confira em:

www.linkedby.com.br/logistica

Linkedby

marketing@linkedby.com.br

A Control Informática iniciou suas atividades em 1991 desenvolvendo soluções de ERP para o segmento de bebidas e alimentos. A experiência adquirida em mais de 25 anos permitiu profunda sintonia entre a empresa e o mercado resultando em ferramentas que proporcionam alta competitividade e controle aos seus clientes. Como plano de expansão e internacionalização, criou a Holding “LinkedBy” para gerir as empresas de tecnologia que vêm desenvolvendo e adquirindo desde a última década. A LinkedBy dedica-se a desenvolver soluções de otimização e rentabilidade para empresas dos mais diversos segmentos e portes oferecendo ferramentas de planejamento estratégico e tático.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

× Podemos te ajudar?