Fale Conosco! +55 11 2971 5400

Solicite o seu orçamento personalizado

O que é o Planejamento de Distribuição (DRP)

LinkedBy > Não categorizado  > O que é o Planejamento de Distribuição (DRP)

O que é o Planejamento de Distribuição (DRP)

Novos tempos pautam a gestão de mercadorias em armazéns e centros de distribuição. Além de estoque suficiente para atender à demanda, é fundamental que se conte com uma logística eficiente dos serviços nesses cenários.
São esses fatores que determinam a competitividade da empresa, ao agregar otimização dos processos e economia de tempo, além de agilidade na oferta dos produtos. Neste sentido, a tecnologia é uma aliada. O mercado oferece softwares e ferramentas que facilitam os processos nesses segmentos. É o caso do DRP – Planejamento de Distribuição.

Essa ferramenta é própria para um planejamento adequado da logística em centros de distribuição e armazéns. Permite uma integração entre esses dois setores, promovendo uma boa comunicação entre eles.
Considerando dados e informações coletadas no ambiente, o DRP consegue sugerir a quantidade e o momento adequados em que os produtos deverão ser enviados a determinada unidade. Também aponta a média de mercadorias em cada loja, tempo de entrega, frequência de reposição e estoque de segurança de cada produto.
O DRP auxilia ainda na redução de estoques, permitindo alocar capital empregado na armazenagem excessiva em rentabilidade para as organizações. Com o DRP o gestor terá em seu poder informações valiosas. E saberá com antecedência qual o nível de mercadorias estão em cada etapa do processo logístico de sua empresa.

Mas o que é o DRP?

DRP é a sigla para Distribution Requirements Planning. No Brasil é chamado Planejamento de Distribuição. Sua função é realizar a correta distribuição de produtos armazenados em centros de distribuição do varejo e também do atacado.
O DRP auxilia na distribuição eficiente de produtos, facilitando a relação entre centros de distribuição e pontos de venda. Agrega vantagem competitiva diminuindo prazos dos processos e aumentando os lucros. A utilização do DRP é própria para o varejista gerenciar o grande volume de produtos e informações em sua empresa, que existem e são gerenciados por ele, nos dias atuais. Essa ferramenta oferece um perfeito equilíbrio entre armazenagem e consumo. Com isso, o excesso de mercadorias acumuladas em centros de distribuição será imediatamente solucionado, através de uma logística eficiente. Gerando vendas e lucratividade.

Trata-se de uma ferramenta que coleta e registra dados e informações sobre as operações e serviços. Com isso, auxilia na elaboração de relatórios para uma gestão eficiente. Resumindo o DRP prevê as necessidades da organização, antes mesmo que elas aconteçam.
Dessa forma, possibilita que os gestores organizem eficientemente os processos de distribuição. O objetivo é não falte estoque para atendimento das demandas, quando essas ocorrerem.

Linkedby

marketing@linkedby.com.br

A Control Informática iniciou suas atividades em 1991 desenvolvendo soluções de ERP para o segmento de bebidas e alimentos. A experiência adquirida em mais de 25 anos permitiu profunda sintonia entre a empresa e o mercado resultando em ferramentas que proporcionam alta competitividade e controle aos seus clientes. Como plano de expansão e internacionalização, criou a Holding “LinkedBy” para gerir as empresas de tecnologia que vêm desenvolvendo e adquirindo desde a última década. A LinkedBy dedica-se a desenvolver soluções de otimização e rentabilidade para empresas dos mais diversos segmentos e portes oferecendo ferramentas de planejamento estratégico e tático.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

× Podemos te ajudar?