O Que é Trade Marketing? Saiba Tudo Sobre essa Estratégia
Se deseja facilitar sua gestão de pesquisas, e ainda controlar os promotores que trabalham para seu visual merchandising, então conheça o Trade Marketing.
Por meio desse sistema, sua equipe pode vender mais e com mais qualidade. A distribuição dos produtos e serviços também será otimizada.
Para que serve Trade Marketing?
Quem trabalha para o mercado B2B, o Trade Marketing pode ajudar a vender muito, e ainda atua na promoção da marca. Este recurso facilita a criação de parcerias, afinal, o mercado está cada vez mais competitivo, e uma boa parceria pode te auxiliar nessa jornada.
O conceito de Trade Marketing nada mais é do que uma estratégia, que trabalha para unir o consumidor final e o fabricante, tendo como ligação principal os distribuidores parceiros.
Ao decidir usar essa estratégia, ganha quem produz, e ganha quem distribui, pois tem a possibilidade de faturar mais. Este conceito já está no mercado há 30 anos, e a cada ano que passa, vem se mostrando muito útil para a logística no país.
Ao fazer uso dessa ferramenta, estamos mantendo relacionamentos cada vez mais duradouros com a cadeia de suprimentos. Para que esta ferramenta possa gerar bons resultados, é necessário realizar a gestão dos promotores de vendas, segundo a pesquisa Trade Insight 34% das empresas realizam primeiro essa etapa.
Como implementar essa estratégia?
O primeiro passo, é entender como funciona as características do segmento, antes de decidir usar essa metodologia é necessário realizar um planejamento.
Confira alguns passos fundamentais para que sua estratégia possa dar bom resultado.
Conheça as necessidades do distribuidor
Faça uma pesquisa entre os varejistas e atacadistas, para conhecê-los melhor e saber como funciona seu negócio. Ao fazer uma pesquisa, podemos oferecer estratégias personalizadas para aquele distribuidor.
Defina os objetivos do seu negócio com a realidade do distribuidor
Desenvolva um relacionamento de parceria, e não se esqueça que, o fornecedor deve ajudar o distribuidor, para que este possa vender os produtos do fabricante.
Cuide do branding de sua marca
O branding nada mais é do que a gestão inteligente da marca, ao fazer uma boa gestão, a marca consegue entrar facilmente no coração e na mente das pessoas.
Faça um cronograma
Para fazer bem qualquer tipo de marketing, o cronograma é primordial. Se deseja que seu evento seja um sucesso, não esqueça de anotar as datas das visitas aos distribuidores.
Coloque o plano de marketing para funcionar
Na hora de montar seu anúncio para chamar a atenção do consumidor, lembre-se de incluir uma imagem que transmita o valor que o produto realmente agrega.
Se for participar de um evento, peça opinião dos empresários por e-mail ou telefone.
Não esqueça de monitorar essa estratégia
Toda estratégia que queremos implementar, devemos analisar o retorno de investimento, se vamos usar a internet para captar clientes, devemos mensurar os resultados digitais.
Se houver necessidade, devemos melhorar a estratégia para não dar prejuízos à empresa.
Conheça alguns exemplos de Trade Marketing
Diariamente, nos deparamos com alguns desses exemplos e nem sequer nos damos conta de sua importância. Confira alguns:
- Merchandising;
- Criação de demanda;
- Capacitação de profissionais;
- Branding;
- Marketing digital.
O merchandising e o marketing digital são os mais populares que vemos tanto na internet como na loja física.
Conclusão
O Trade Marketing é sinônimo de boas parcerias e aumento nas vendas, se trabalha com logística, é hora de implementar essa estratégia em sua distribuidora. Faça uma pesquisa e irá perceber que o Trade pode te ajudar.