Por que é importante rastrear a equipe de vendas
O ano de 2018 foi bastante positivo para o setor de vendas. Após uma visível queda nos anos anteriores, diversos segmentos do comércio experimentaram uma significativa recuperação. São vários os motivos que influenciam no sucesso das vendas, sendo que a economia é o mais relevante deles. No entanto, é importante observar o papel da equipe de vendas neste contexto. De forma pontual, as empresas que contam com equipe de vendas externas devem prestar atenção a alguns fatores para terem sucesso em seus negócios. Isso porque é essencial uma boa gestão de equipe de vendas externas para alcançar bons resultados. E o rastreamento de vendas faz parte desse pacote.
Uma boa equipe de vendas é o que move a empresa
Gerenciar uma equipe de vendas é um desafio. Não adianta apenas motivar a equipe para que as coisas andem bem. Como em outros setores do negócio é preciso que haja planejamento das ações. E é aí que entra o rastreamento da equipe, que serve não somente como forma de controle, mas também como otimizador de todos os processos da empresa. É o que veremos a seguir.
Qual a importância de se rastrear a equipe de vendas?
O planejamento é a principal forma de se obter sucesso nos negócios. E não é diferente com a equipe de vendas externas. Realizar o monitoramento correto dessa unidade produz uma série de benefícios para a empresa em geral. Através do rastreamento é possível organizar uma agenda efetiva de visitas. Além disso, pode-se minimizar o impacto da dispersão geográfica dos clientes. Com isso é possível equilibrar as horas de descolamento do vendedor, além do tempo de atendimento e a frequência das visitas.
O monitoramento correto de uma equipe de vendas diminui significativamente problemas relacionados ao comprometimento do colaborador. Além de permitir o acompanhamento do trabalho realizado em campo, estabelece uma disciplina assertiva para os membros da equipe.
A tecnologia a serviço do rastreamento de equipe de vendas
Rastrear uma equipe de vendas não é uma tarefa simples. O monitoramento de vendedores requer um planejamento adequado e estratégias eficientes. Também é preciso contar com ferramentas confiáveis e seguras. O mercado oferece uma série de dispositivos para esta função. Mas é preciso ficar atento para adquirir aquele que realmente vai contribuir com o aumento da produtividade da equipe.
Um software que vai resolver os problemas da empresa deve contar com a credibilidade do mercado, pautada na experiência.
Um software eficiente funciona por meio de algoritmos matemáticos e heurísticos. Além de criar rotas a partir do diagnóstico do roteiro de possíveis clientes, avalia ainda a equipe disponível. Ele também calcula os trajetos da equipe diariamente. Com isso favorece a redução dos custos logísticos e o aumento da produtividade de cada colaborador.