Fale Conosco! +55 11 2971 5400

Solicite o seu orçamento personalizado

Por que é importante reduzir o tempo de entrega?

LinkedBy > Não categorizado  > Por que é importante reduzir o tempo de entrega?

Por que é importante reduzir o tempo de entrega?

Como reduzir o tempo de entrega devem ser constantemente aprimorados para oferecer um serviço cada vez mais confiável e rápido aos clientes. Na era do comércio eletrônico, os pedidos pela Internet estão explodindo, forçando o setor de logística a inovar constantemente, a satisfazer cada vez mais consumidores em um período mínimo de tempo.

 

O Que é lead time?

O lead time corresponde ao tempo decorrido desde a entrada de um novo pedido no fornecedor até a entrega das mercadorias ao cliente (pode ser um indivíduo ou um ponto de venda). É essencial que você controle esse conceito para organizar os diferentes estágios da sua cadeia de suprimentos com eficiência.

A importância de reduzir o tempo de entrega (Lead Time) na logística

Como gerente de armazém, um dos seus objetivos é entregar os produtos no local certo, no momento certo, nas quantidades e condições necessárias. No setor de logística, o Lead Time corresponde ao tempo em que a qualidade do serviço prestado ao cliente, o controle de estoque e o planejamento da demanda dependem.

 

Por que trabalhar com um prazo de entrega curto? Quais são as suas vantagens?

 

Previsão de demanda mais precisa: De fato, quanto mais você prever, menos terá dificuldade em estimar. Um prazo de entrega curto ajuda a reduzir essa falta de precisão e a fazer melhores previsões.

 

A possibilidade de trabalhar com baixos níveis de estoque: um prazo de entrega curto permite armazenar menos mercadorias para atender à demanda de seus clientes. O principal objetivo do gerenciamento de estoque é limitar o tempo que decorreu do momento do pedido pelo cliente, até quando o quando o fornecedor o envia. Quanto maior o seu tempo de entrega, maior o estoque de produtos armazenados.

 

Uma melhoria na qualidade do seu serviço ao cliente: um prazo de entrega curto permite acelerar seus prazos de entrega e manter seus compromissos. Na era da logística 4.0 e da estratégia omnichannel, eliminar todas as etapas intermediárias e simplificar seus processos pode ser uma vantagem competitiva real para sua empresa.

Como reduzir o tempo de entrega?

1. Calcule seu lead time com precisão

Para reduzir o seu lead time, é importante que você identifique os principais estágios da sua cadeia de suprimentos, como fabricação, transporte, tempo de processamento no armazém, etc.

 

Além disso, recomendamos que você calcule os tempos de entrega de cada uma das etapas mencionadas acima para identificar os elementos do seu centro a serem aprimorados e ter uma visão mais detalhada de sua operação.

 

Esse indicador é baseado no mesmo princípio que no cálculo de KPIs de logística. Para facilitar, recomendamos o uso de um software especializado que integre dados de toda a sua cadeia de suprimentos.

 

Dependendo do estágio da cadeia de suprimentos que estamos examinando e do ponto de vista que estamos adotando, o significado do Lead Time pode variar um pouco. Nós o calculamos para os seguintes ramos da cadeia de suprimentos:

 

  • Gerenciamento comercial e de vendas: conhecer o tempo exato de entrega permitirá estimar melhor a data de entrega de seus clientes.

 

  • Compras ou suprimentos: gerenciar o prazo de entrega de seus fornecedores de matérias-primas ajuda a evitar escassez durante a linha de produção.

 

  • Produção: o lead time dos seus processos de fabricação facilita o cálculo dos tempos de fabricação que afetam sua logística e gerenciamento comercial.

 

  • Logística e distribuição: o prazo de entrega da logística é global. Para calculá-lo, você precisa calcular o lead time mencionado acima. Assim, você poderá determinar a duração da produção das mercadorias, o tempo necessário para a entrega no armazém, a duração do processamento de pedidos e as entregas para os clientes.

Como calcular o lead time?

A fórmula para calcular o lead time é:

 

Prazo de entrega (lead time) = data de entrega – data do pedido

 

O resultado fornece a quantidade de dias que decorreu desde o recebimento do pedido até a chegada do produto ao destino. Você deve executar esse cálculo para cada um dos estágios da cadeia de suprimentos mencionados acima e para todos os seus produtos.

 

Para calcular seu lead time total de logística, você precisará adicionar os lead times de seus fornecedores de matérias-primas, sua fábrica e o centro de distribuição que envia seu pedido.

 

Embora o cálculo do lead time possa parecer simples para você, é essencial que você conheça todas as variáveis ​​que o compõem para planejar suas operações com eficiência.

 

Você também precisará levar em consideração os fatores externos que causam a variação. Exemplo: seu fornecedor só aceita pedidos às terças e quintas-feiras. Um pedido feito na segunda-feira contará com um dia de atraso; um pedido feito na sexta-feira acumulará um atraso adicional de 4 dias.

 

Observe que você pode calcular seu Lead Time com mais precisão, visualizando seu histórico de pedidos e entregas. Esses indicadores são mais confiáveis ​​do que os dados fornecidos pelos fornecedores, que nem sempre levam em conta o inesperado.

2. Analise as operações vinculadas à sua intralogística

É importante que você analise as operações vinculadas à sua intralogística para detectar falhas e os elementos que atrasam o fluxo de material.

 

O gerenciamento da operação geral de um armazém é o resultado de vários subprocessos sucessivos; o menor detalhe pode modificar consideravelmente o funcionamento correto de seus fluxos.

3. Gerencie o inesperado usando um software especializado

Há uma grande variedade de fatores que podem variar seus prazos de entrega, muitos são aleatórios e imprevisíveis. Por isso, recomendamos que você instale um software de logística especializado que o ajude a limitar esses eventos imprevistos e a melhorar o seu tempo de entrega.

4. Negocie seus contratos com fornecedores

Cada vez mais gerentes de logística favorecem relacionamentos de longo prazo quando precisam escolher um fornecedor. De fato, isso lhes permite padronizar seus processos, calcular melhor seu Lead Time e usar os métodos de cross-docking e just-in-time. Observe que o uso de ferramentas de TI é essencial em certos setores.

 

O armazém desempenha um papel fundamental na organização da cadeia de suprimentos. Portanto, é essencial que você adote um gerenciamento eficaz para reduzir seu tempo de entrega.

Linkedby

marketing@linkedby.com.br

A Control Informática iniciou suas atividades em 1991 desenvolvendo soluções de ERP para o segmento de bebidas e alimentos. A experiência adquirida em mais de 25 anos permitiu profunda sintonia entre a empresa e o mercado resultando em ferramentas que proporcionam alta competitividade e controle aos seus clientes. Como plano de expansão e internacionalização, criou a Holding “LinkedBy” para gerir as empresas de tecnologia que vêm desenvolvendo e adquirindo desde a última década. A LinkedBy dedica-se a desenvolver soluções de otimização e rentabilidade para empresas dos mais diversos segmentos e portes oferecendo ferramentas de planejamento estratégico e tático.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

× Podemos te ajudar?