Fale Conosco! +55 11 2971 5400

Solicite o seu orçamento personalizado

Saiba como organizar um armazém de forma eficiente

LinkedBy > Armazém  > Saiba como organizar um armazém de forma eficiente

Saiba como organizar um armazém de forma eficiente

Manter a organização do armazém é uma necessidade na otimização de processos logísticos nas empresas. Afinal,ela é a base importante no processo de compras, por determinar a movimentação eficiente dos produtos. 

 

Assim, ter um processo de organização de forma eficiente faz o diferencial nos resultados da empresa. No armazém se encontram os materiais que devem ser transportados para a produção do produto. 

 

Se não há organização, o produto tem dificuldades em sua finalização e gera transtornos ao processo logístico. 

 

Quer saber mais sobre como organizar um armazém de forma eficiente? Então continue conosco, porque separamos informações essenciais para você garantir a organização em sua empresa. Confira!

Dicas para organizar o seu armazém

Se sua empresa quer se preparar para o mercado cada vez mais competitivo, deve voltar a atenção para a organização de armazém. Porque a armazenagem correta dos produtos  dá mais eficiência na administração de saídas e entradas dos itens. 

 

Veja seguir algumas dicas fundamentais que vão ajudar você nessa tarefa:

Levantar informações do  armazém

 

Ao coletar as informações do armazém, você terá conhecimento sobre como são os processos e quais melhorias podem ser feitas, além de definir quais serão os futuros passos a serem tomados. 

 

Assim, para este processo você fará uma inspeção nas estruturas do armazém, identificando  o volume suportado por cada uma e determinar o melhor layout no loal. 

 

Endereçamento logístico

 

O endereçamento é  outro passo importante para a divisão do armazém. Seja em blocos, ruas, colunas e níveis, essa é uma forma identificar onde cada produto está. Isso facilita bastante para a locomoção e transporte!

 

Depois do levantamento de informações, o endereçamento logístico é feito, com o mapeando de onde está cada produto. Esta é uma ótima forma de conhecer todo o espaço do interior do armazém. 

Layout

 

O próximo passo para a organização do armazém é definir o layout de toda a estrutura. Essa é uma forma de tentar aproveitar da melhor forma os 100% do espaço disponível no local. 

 

Você pode usar as prateleiras pallets para definir o layout, sempre com um espaço ideal para a movimentação. Portas e centro de distribuição também devem ser consideradas na “planta” do armazém

Aposte em ferramentas de otimização

 

As ferramentas para otimização são uma ótima maneira de aproveitar o espaço do armazém. Isso inclui prateleiras industriais, itens resistentes e que permitem armazenar produtos em diversos níveis.

 

Veja o material e resistência, dependendo do que deseja empilhar. Se por paletes ou caixas, por exemplo, confira o peso que a prateleira sustenta, para evitar prejuízos. 

Separe os produtos

 

Para evitar o desperdício de tempo, faça uma separação prévia de produtos por itens, seguindo um padrão de organização. Você pode adotar diversas formas, como: 

 

  • Separação por características
  • Separação por volumes
  • Agrupamento ABC

 

Além desses, você pode pesquisar diversos outras formas, que sejam ideias para o seu armazém, sem prejudicar a logística das atividades. 

Limpeza

 

É impossível manter a organização de seu armazém sem fazer a limpeza. Ela deve ser periódica, para que o ambiente se mantenha harmonioso e que facilite as atividades.

 

A falta de limpeza pode ocasionar no surgimento de pragas que prejudicam seu material e consequentemente o seu produto. E material desperdiçado é perda de dinheiro na certa!

 

E que tal apostar em um bom software para ajudar mais ainda na organização do armazém seu negócio? Na LinkedBy você encontra as melhores soluções  para a sua área logística, mantendo a organização e os bons resultados na sua empresa. Entre em contato e conheça os nossos serviços!

Linkedby

marketing@linkedby.com.br

A Control Informática iniciou suas atividades em 1991 desenvolvendo soluções de ERP para o segmento de bebidas e alimentos. A experiência adquirida em mais de 25 anos permitiu profunda sintonia entre a empresa e o mercado resultando em ferramentas que proporcionam alta competitividade e controle aos seus clientes. Como plano de expansão e internacionalização, criou a Holding “LinkedBy” para gerir as empresas de tecnologia que vêm desenvolvendo e adquirindo desde a última década. A LinkedBy dedica-se a desenvolver soluções de otimização e rentabilidade para empresas dos mais diversos segmentos e portes oferecendo ferramentas de planejamento estratégico e tático.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

× Podemos te ajudar?