
Manter a organização do armazém é uma necessidade na otimização de processos logísticos nas empresas. Afinal,ela é a base importante no processo de compras, por determinar a movimentação eficiente dos produtos.
Assim, ter um processo de organização de forma eficiente faz o diferencial nos resultados da empresa. No armazém se encontram os materiais que devem ser transportados para a produção do produto.
Se não há organização, o produto tem dificuldades em sua finalização e gera transtornos ao processo logístico.
Quer saber mais sobre como organizar um armazém de forma eficiente? Então continue conosco, porque separamos informações essenciais para você garantir a organização em sua empresa. Confira!
Dicas para organizar o seu armazém
Se sua empresa quer se preparar para o mercado cada vez mais competitivo, deve voltar a atenção para a organização de armazém. Porque a armazenagem correta dos produtos dá mais eficiência na administração de saídas e entradas dos itens.
Veja seguir algumas dicas fundamentais que vão ajudar você nessa tarefa:
Levantar informações do armazém
Ao coletar as informações do armazém, você terá conhecimento sobre como são os processos e quais melhorias podem ser feitas, além de definir quais serão os futuros passos a serem tomados.
Assim, para este processo você fará uma inspeção nas estruturas do armazém, identificando o volume suportado por cada uma e determinar o melhor layout no loal.
Endereçamento logístico
O endereçamento é outro passo importante para a divisão do armazém. Seja em blocos, ruas, colunas e níveis, essa é uma forma identificar onde cada produto está. Isso facilita bastante para a locomoção e transporte!
Depois do levantamento de informações, o endereçamento logístico é feito, com o mapeando de onde está cada produto. Esta é uma ótima forma de conhecer todo o espaço do interior do armazém.
Layout
O próximo passo para a organização do armazém é definir o layout de toda a estrutura. Essa é uma forma de tentar aproveitar da melhor forma os 100% do espaço disponível no local.
Você pode usar as prateleiras pallets para definir o layout, sempre com um espaço ideal para a movimentação. Portas e centro de distribuição também devem ser consideradas na “planta” do armazém
Aposte em ferramentas de otimização
As ferramentas para otimização são uma ótima maneira de aproveitar o espaço do armazém. Isso inclui prateleiras industriais, itens resistentes e que permitem armazenar produtos em diversos níveis.
Veja o material e resistência, dependendo do que deseja empilhar. Se por paletes ou caixas, por exemplo, confira o peso que a prateleira sustenta, para evitar prejuízos.
Separe os produtos
Para evitar o desperdício de tempo, faça uma separação prévia de produtos por itens, seguindo um padrão de organização. Você pode adotar diversas formas, como:
- Separação por características
- Separação por volumes
- Agrupamento ABC
Além desses, você pode pesquisar diversos outras formas, que sejam ideias para o seu armazém, sem prejudicar a logística das atividades.
Limpeza
É impossível manter a organização de seu armazém sem fazer a limpeza. Ela deve ser periódica, para que o ambiente se mantenha harmonioso e que facilite as atividades.
A falta de limpeza pode ocasionar no surgimento de pragas que prejudicam seu material e consequentemente o seu produto. E material desperdiçado é perda de dinheiro na certa!
E que tal apostar em um bom software para ajudar mais ainda na organização do armazém seu negócio? Na LinkedBy você encontra as melhores soluções para a sua área logística, mantendo a organização e os bons resultados na sua empresa. Entre em contato e conheça os nossos serviços!