
SFA – Automatize sua equipe de vendas
Você sabe a importância da SFA (Sales Force Automation) para a sua equipe de vendas? Ela tem um fundamental papel, independente do porte ou nicho que a empresa atua.
Trata-se de um sistema de vendas realizado por um ou mais aplicativos. que facilita o acompanhamento e análise de todo o processo das vendas e a performance dos vendedores.
E diferente do CRM (Customer Relationship Management,), o SFA tem a automação dos processos dos vendedores em campo, e proporcionam um maior controle sobre as etapas de interação e relacionamento entre o cliente e o vendedor.
Assim, com a integração na geração de leads, o SFA faz com que a sua empresa tenha mais relação com os potenciais clientes e apta para agregar valor na vida deles.
E essa ferramenta é importante também para utilizar no rastreio e comunicação entre a empresa e o seu consumidor.
A ideia aqui é saber cada vez mais sobre ele e o que ele tem a dizer sobre os contatos realizados com a sua empresa. Com isso, você será capaz de melhorar os seus processos e o desempenho das suas vendas.
Então, automatizar a sua força de vendas tem como objetivo geral aumentar as suas vendas, sendo de grande importância para o desenvolvimento da sua empresa.
Como funciona
O SFA acompanha todos os processos dos vendedores, utilizando a mobilidade (tablet ou smartphone). Então, os vendedores captam diversas informações de mercado, como preço, volume da concorrência, entre outros.
Após isso, todas as informações coletadas são enviadas “on-time” para o sistema legado onde ocorre o processamento e a consolidação das informações.
Assim, os supervisores e gerentes podem visualizar as parciais de vendas, boletins de rotas, localizar o vendedor e demais informações que auxiliam na tomada de decisão antes de terminar o processo de venda.
No SFA, os vendedores têm informações de mercado, com uma pesquisa rápida que compara os fatores como volume da concorrência e preço.
Com estes dados, ao acompanhar a jornada de compra do lead é mais fácil melhorar e mensurar o seu contato.
Ou seja, o SFA analisa todo o processo de vendas, desde o primeiro contato com o potencial cliente até o fechamento da venda e possíveis upsells.
E aderir a esse sistema pode trazer os seguintes benefícios para a sua empresa:, como
- Controle sobre notas e títulos;
- Roteirização dos locais e agendas;
- Registro de despesas e relatório de viagem
- Catálogos de produtos
- Regras de vendas customizadas;
- Dados online e offline agrupados;
- Informações em tempo real com vendedores externos;
- Cadastro agilizado;
- Programação de entregas;
- Acesso a relatórios consolidados;
- Controle de chamados e pedidos;
- Lembretes de datas comemorativas
- Avisos de tarefas e reuniões;
- Push de mensagens.
Ao adotar um sistema de automação de força de vendas, você muda a forma de gerir a sua empresa, aumentando a precisão de análise dos seus negócios.
Que tal começar a usar o sistema SFA em sua empresa e assim saber os status de tarefas e o tempos médio de execução de cada uma das atividades. Sem dúvidas é um grande benefício aos seus negócios.