Acompanhe nas redes sociais:

Transportadoras: 5 fatores para o sucesso de uma operação

LinkedBy > Sem categoria  > Transportadoras: 5 fatores para o sucesso de uma operação

Transportadoras: 5 fatores para o sucesso de uma operação

O transporte de cargas é um setor do mercado bastante ativo, principalmente em um país grande como o Brasil. Conheça 5 fatores que contribuem para o sucesso de uma operação de transportadoras.

01 – Gerenciamento de risco

Um dos grandes desafios de uma empresa de transportes é garantir a segurança dos seus veículos e funcionários, já que eles estão expostos a vários perigos como acidentes, roubos e etc.

Quando um veículo é roubado, por exemplo, desencadeiam-se várias consequências, como redução momentânea de frota e perda da carga do cliente.

O gerenciamento de risco é uma ferramenta que ajuda a reduzir os roubos e a monitorar os veículos, promovendo uma maior segurança. Para isso, são realizadas algumas ações, como,

● Monitoramento via satélite 24 horas;
● Comunicação ativa com o motorista;
● Bloqueio de veículo em casos suspeitos;
● Evitar que veículos rodem após horários pré-definidos;
● Monitoramento de velocidade instantânea.
● Entre outros.

Mesmo com o seguro, o transtorno de perder um veículo pode causar prejuízos enormes, tanto financeiramente como em sua reputação no mercado.

O gerenciamento de risco é um fator essencial para o sucesso das operações logísticas das transportadoras, você nunca deve reduzira sua segurança para economizar um pouco.

02 – Monitorar os indicadores de qualidade

A qualidade é essencial para o sucesso de qualquer empresa em qualquer setor do mercado. Para as empresas de transportes não é diferente.

Para garantir que os funcionários e o serviço seja realizado com qualidade, é necessário ficar de olho em vários indicadores, como:

Consumo de combustível

A imprudência no trânsito é uma das principais causas de acidentes, e a alta velocidade, além de ser extremamente perigosa, é um indicador de que o motorista está sendo descuidado.

E o consumo de combustível elevado pode significar de que o motorista esteja acelerando demais.

Satisfação dos clientes

Outro problema recorrente é o mau atendimento dos funcionários ao entregar a mercadoria para o cliente. Isso pode causar descontentamento e fazer você perder clientes.

O indicador, nesse caso, são as reclamações dos clientes, principalmente se forem queixas recorrentes.

03 – Cultura de melhoria contínua

As transportadoras, assim como empresas de outros setores, estão em constante competição para conquistar mais clientes.

Um modo de conseguir isso é aplicando a cultura de melhoria contínua na gestão e operação da empresa.

Ou seja, aplicar metodologias que visem o aperfeiçoamento de ferramentas, ações e até de técnicas de gestão, sempre estando um passo à frente dos concorrentes.

Isso contribui para o sucesso das operações, já que com maior tecnologia, a sua empresa de transportes consegue oferecer mais segurança e qualidade para os clientes.

Uma metodologia de melhoria contínua bem eficaz é o PDCA, que funciona de forma cíclica, de acordo com alguns itens,

● Plan: A etapa de planejamento consiste em identificar os setores que precisam de melhoria e planejar o que fazer.
● Do: A etapa “fazer” consiste em aplicar as melhorias planejadas anteriormente.
● Check: A etapa “checar” consiste em verificar se as melhorias realmente foram eficazes e eficientes.
● Act: Já a etapa “agir” é quando você escolhe manter a melhoria implementada e organiza sua gestão para que ela continue sendo útil. Após isso você procura outra melhoria para fazer e o ciclo recomeça.

04 – Utilizar sistemas de gestão de alta qualidade e
tecnologia

A maior dificuldade das transportadoras é conseguir gerir com eficiência e qualidade a empresa, já que a frota, geralmente, está espalhada pelo país e cada veículo necessita de atenção especial.

Sem um sistema de gestão que funcione realmente bem, é praticamente impossível de controlar tudo, principalmente em empresas com um alto número de veículos.

Desse modo, o sistema auxilia você a monitorar, controlar e gerir os seus veículos, garantindo que as suas operações logísticas ocorram com sucesso.

Além disso, também é essencial possuir uma equipe de profissionais bem capacitados, tanto para dirigir os veículos como para utilizar o sistema e realizar a gestão.

05 – Planejamento de manutenção

Veículos sem a devida manutenção podem quebrar a qualquer momento, se isso ocorrer no meio de uma operação você, consequentemente, vai acabar atrasando a carga e pode até perder o cliente.

A filosofia de manutenção preditiva ou preventiva é muito recomendada para transportadoras, sendo que isso proporciona vários benefícios, como,

● Parada planejada: Você pode programar a manutenção para realizar os serviços quando os veículos estão parados, sem carga.
● Reduz gastos: Quando uma peça quebra na estrada, pode comprometer outras peças, o que gera ainda mais gastos.
● Maior segurança: Veículos com a manutenção em dia são mais seguros, diminuindo o risco de acidentes.

Estratégias de gestão são essenciais para transportadoras

Esses 5 fatores são indispensáveis para o sucesso das operações de sua empresa de transportes, e eles devem estar incluídos em sua estratégia de gestão.

Conheça mais dicas e fatores que podem garantir o sucesso de sua empresa. Acompanhe os nossos conteúdos e saiba tudo sobre o setor de transportes.

Linkedby

marketing@linkedby.com.br

A Control Informática iniciou suas atividades em 1991 desenvolvendo soluções de ERP para o segmento de bebidas e alimentos. A experiência adquirida em mais de 25 anos permitiu profunda sintonia entre a empresa e o mercado resultando em ferramentas que proporcionam alta competitividade e controle aos seus clientes. Como plano de expansão e internacionalização, criou a Holding “LinkedBy” para gerir as empresas de tecnologia que vêm desenvolvendo e adquirindo desde a última década. A LinkedBy dedica-se a desenvolver soluções de otimização e rentabilidade para empresas dos mais diversos segmentos e portes oferecendo ferramentas de planejamento estratégico e tático.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

Olá! Como podemos ajudar sua empresa?
Powered by
× Podemos te ajudar?