Acompanhe nas redes sociais:

Transporte e Logística: Entenda os alicerces dessa relação

LinkedBy > Sem categoria  > Transporte e Logística: Entenda os alicerces dessa relação

Transporte e Logística: Entenda os alicerces dessa relação

Enviar e receber produtos e mercadorias são ações importantes para qualquer empresa. Nesse contexto surgem dois conceitos, o Transporte e logística. Descubra um pouco mais sobre as
diferenças entre cada conceito e como eles se relacionam para ajudar a sua empresa.

Qual o papel da logística?

A logística é um dos principais setores na organização e gestão de uma empresa. Sendo que a sua função é pensar e planejar estratégias para atender à demanda de clientes.

Ou seja, é a logística que realiza a gestão de como os seus produtos serão enviados até os consumidores e em como a matéria prima chegará até sua empresa.

É esse o setor que decide qual o modo de transporte utilizado, as rotas dos veículos e todas as informações necessárias para que o transporte possa ocorrer.

Qual o papel do transporte?

O transporte faz parte do setor de logística. Ele é a etapa operacional de toda a estratégia e planos logísticos.

Em outras palavras, o transporte é quem realmente leva os produtos até o consumidor e, também, quem busca e traz materiais para alimentar a empresa.

É o transporte responsável por garantir que o planejamento da logística seja cumprido, obedecendo a rotas definidas e possibilitando que o consumidor receba o seu produto com qualidade.

Modos de transporte

Na relação entre transporte e logística conhecer quais os modos disponíveis e os recursos necessários é essencial para estabelecer as melhores estratégias logísticas. Conheça os principais modos:

Transporte aeroviário

O transporte realizado por aviões, sendo recomendado para transporte de produtos emergenciais e que exigem maior segurança.

Além disso, o peso é um parâmetro muito importante nesse modo de transporte, fazendo com que seja uma estratégia para produtos leves.

Transporte aquaviário

Para transportes com grande volume e peso utilizam-se balsas e grandes embarcações, categorizando o transporte aquaviário ou hidroviário.

Um exemplo comum desse transporte são as exportações via contêiner, que são transportados com auxílio de navios cargueiros.

Transporte dutoviário

Já para materiais que oferecem risco à saúde e contaminação ambiental, uma alternativa é o transporte via dutos. É o modo de transporte utilizado para gases naturais, produtos químicos e substâncias tóxicas.

Transporte ferroviário

Para cargas com grande volume, como cereais e minerais, e que precisam viajar por longas distâncias, pode-se utilizar as linhas férreas para transportar via trens de carga.

Transporte rodoviário

Uma das opções mais comuns é o transporte por rodovias, onde se utilizam veículos como caminhões e carretas para transportar vários produtos em qualquer distância.

Vale mais a pena terceirizar o transporte ou ter frota
própria?

Na relação entre transporte e logística, muitas empresas ficam na dúvida entre comprar caminhões para montar a sua frota ou terceirizar toda a etapa de transporte.

Frota própria

Comprar veículos de carga para a sua empresa acarreta em dois pontos negativos, que são:
● Custos: Manter uma frota pode custar caro;
● Gestão: Você precisará manter um setor apenas para realizar
a gestão da frota.

Entretanto também oferece alguns benefícios, como:

● Maior controle: Quem controla a frota é sua empresa, sem
interferência de terceiros;
● Relacionamento com os clientes: No fim das contas será a
sua empresa entregando os produtos para o seu cliente.

Terceirização

Uma alternativa é terceirizar o setor de transportes, o que garante vantagens como:
● Evita dores de cabeça: A responsabilidade do transporte é
da empresa contratada;
● Menor custo operacional: O único custo é repassar a parte
da terceirizada, sem se preocupar com combustível ou
manutenção.

Porém também gera desvantagens, como:
● Pode prejudicar sua reputação: Se a terceirizada não
trabalhar com qualidade, a reputação da sua empresa pode
ser prejudicada;
● Dependência: Você fica limitado pela outra empresa,
precisando adequar sua produção às limitações da
terceirizada.

O transporte e logística em sua empresa

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como funcionam os setores de logística e transporte já consegue decidir como aplicar as estratégias em sua empresa.

Para descobrir mais dicas e curiosidades sobre logística, acompanhe nossos conteúdos e fique por dentro de todas as novidades.

Linkedby

marketing@linkedby.com.br

A Control Informática iniciou suas atividades em 1991 desenvolvendo soluções de ERP para o segmento de bebidas e alimentos. A experiência adquirida em mais de 25 anos permitiu profunda sintonia entre a empresa e o mercado resultando em ferramentas que proporcionam alta competitividade e controle aos seus clientes. Como plano de expansão e internacionalização, criou a Holding “LinkedBy” para gerir as empresas de tecnologia que vêm desenvolvendo e adquirindo desde a última década. A LinkedBy dedica-se a desenvolver soluções de otimização e rentabilidade para empresas dos mais diversos segmentos e portes oferecendo ferramentas de planejamento estratégico e tático.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

Olá! Como podemos ajudar sua empresa?
Powered by
× Podemos te ajudar?