Variação no valor dos combustíveis e a gestão de frotas
O custo de combustíveis é uma dor de cabeça para donos de frota e empresários que utilizam transporte nos negócios. E embora o alto valor deste item seja um problema para os gestores, o que mais influencia não é o preço propriamente dito. O que mais compromete a gestão de frota é a variação neste valor.
A variação no valor de combustíveis no Brasil
Inúmeros fatores determinam a variedade no valor do combustível no Brasil. Embora há poucos anos, os donos de veículos estejam sentindo na pele o peso dessa situação, ela não é recente. Combustível sempre valeu ouro neste país. O que acontece é que de uns tempos para cá, os valores têm só subido. Uma pesquisa recente mostra a evolução do preço médio do combustível desde 2001, considerando todos os tipos: gasolina, etanol e diesel. O estudo comprova que houve um aumento progressivo em todos esses tipos de combustível, mesmo considerando o congelamento da gasolina, entre 2011 e 2014.
O estudo avaliou também a variação de cada tipo de um dos combustíveis, no período pesquisado. Ficou comprovado a variação expressiva de um dos tipos de combustíveis, individualmente. Todos eles sofreram variações em seus preços, com destaque para o etanol, que em razão de fatores bem específicos, teve variações mais bruscas que os demais combustíveis. Isso se explica pelo fato do etanol estar sujeito à sazonalidade, em função do plantio da cana, além do preço do açúcar e dos custos da sua produção.
O preço dos combustíveis brasileiros não para de subir. No entanto, o consumo vem aumentando a cada dia, revelando um efeito contraditório no país. É o que divulgou no início do mês de março, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo o órgão, o Brasil consumiu 136 bilhões de litros de combustíveis em 2017. Esse número aponta um aumento de 0,4% em relação ao ano anterior. Entre todos os tipos, o biodiesel foi o que registrou o maior aumento no consumo.
Diante desses números não é de estranhar que a variação no preço do combustível seja a maior preocupação quando se trata do controle da frota.
Por que a variação no preço do combustível compromete a gestão de frotas?
Diversos fatores influenciam a gestão de frotas. Seguro, manutenção preventiva, impostos e taxas, pneus e depreciação da frota são alguns deles. De todos, o combustível é que o mais interfere nos custos das operações de entrega. Justamente porque o combustível é uma das principais despesas da frota. Por isso essa variação compromete tanto o planejamento.
Os softwares de controle de frota mais seguros existentes no mercado consideram essa variável para calcular os dados. Dessa forma, conseguem oferecer um diagnóstico mais assertivo. Através dele, é possível fazer um planejamento de rotas e redução de distâncias para diminuição de custos com combustíveis.