Fale Conosco! +55 11 2971 5400

Solicite o seu orçamento personalizado

Variação no valor dos combustíveis e a gestão de frotas

LinkedBy > Sem categoria  > Variação no valor dos combustíveis e a gestão de frotas

Variação no valor dos combustíveis e a gestão de frotas

O custo de combustíveis é uma dor de cabeça para donos de frota e empresários que utilizam transporte nos negócios. E embora o alto valor deste item seja um problema para os gestores, o que mais influencia não é o preço propriamente dito. O que mais compromete a gestão de frota é a variação neste valor.

A variação no valor de combustíveis no Brasil

Inúmeros fatores determinam a variedade no valor do combustível no Brasil. Embora há poucos anos, os donos de veículos estejam sentindo na pele o peso dessa situação, ela não é recente. Combustível sempre valeu ouro neste país. O que acontece é que de uns tempos para cá, os valores têm só subido. Uma pesquisa recente mostra a evolução do preço médio do combustível desde 2001, considerando todos os tipos: gasolina, etanol e diesel. O estudo comprova que houve um aumento progressivo em todos esses tipos de combustível, mesmo considerando o congelamento da gasolina, entre 2011 e 2014.

O estudo avaliou também a variação de cada tipo de um dos combustíveis, no período pesquisado. Ficou comprovado a variação expressiva de um dos tipos de combustíveis, individualmente. Todos eles sofreram variações em seus preços, com destaque para o etanol, que em razão de fatores bem específicos, teve variações mais bruscas que os demais combustíveis. Isso se explica pelo fato do etanol estar sujeito à sazonalidade, em função do plantio da cana, além do preço do açúcar e dos custos da sua produção.

O preço dos combustíveis brasileiros não para de subir. No entanto, o consumo vem aumentando a cada dia, revelando um efeito contraditório no país. É o que divulgou no início do mês de março, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo o órgão, o Brasil consumiu 136 bilhões de litros de combustíveis em 2017. Esse número aponta um aumento de 0,4% em relação ao ano anterior. Entre todos os tipos, o biodiesel foi o que registrou o maior aumento no consumo.

Diante desses números não é de estranhar que a variação no preço do combustível seja a maior preocupação quando se trata do controle da frota.

Por que a variação no preço do combustível compromete a gestão de frotas?

Diversos fatores influenciam a gestão de frotas. Seguro, manutenção preventiva, impostos e taxas, pneus e depreciação da frota são alguns deles. De todos, o combustível é que o mais interfere nos custos das operações de entrega. Justamente porque o combustível é uma das principais despesas da frota. Por isso essa variação compromete tanto o planejamento.

Os softwares de controle de frota mais seguros existentes no mercado consideram essa variável para calcular os dados. Dessa forma, conseguem oferecer um diagnóstico mais assertivo. Através dele, é possível fazer um planejamento de rotas e redução de distâncias para diminuição de custos com combustíveis.

Linkedby

marketing@linkedby.com.br

A Control Informática iniciou suas atividades em 1991 desenvolvendo soluções de ERP para o segmento de bebidas e alimentos. A experiência adquirida em mais de 25 anos permitiu profunda sintonia entre a empresa e o mercado resultando em ferramentas que proporcionam alta competitividade e controle aos seus clientes. Como plano de expansão e internacionalização, criou a Holding “LinkedBy” para gerir as empresas de tecnologia que vêm desenvolvendo e adquirindo desde a última década. A LinkedBy dedica-se a desenvolver soluções de otimização e rentabilidade para empresas dos mais diversos segmentos e portes oferecendo ferramentas de planejamento estratégico e tático.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

× Podemos te ajudar?